Endurance

Única montadora na LMP1, Toyota confirma permanência no Mundial de Endurance em 2019/20

Nada muda para a Toyota na temporada 2019/20 do Mundial de Endurance. ‘Último dos moicanos’ em termos de montadora na LMP1, os japoneses seguem na ativa no último ano antes dos hipercarros. De 2021 em diante, a presença segue incerta
Grande Prêmio / Redação GP, de Berlim
A Toyota revelou nesta quinta-feira (7) o planejamento completo para a temporada 2019 do automobilismo e, por tabela, trouxe uma notícia importante para o Mundial de Endurance. A marca japonesa se comprometeu com participação na supertemporada 2019/20, quando segue cumprindo a missão de montadora única na classe LMP1.
 
Apesar de importante, o anúncio não traz detalhes aprofundados. Os japoneses dizem que seguem alinhando dois modelos TS050 Hybrid, utilizados desde 2016, mas em “versão melhorada”. As informações sobre pilotos são ainda mais escassas: a montadora japonesa afirma apenas que os competidores serão revelados “em outra data”. Fernando Alonso, grande nome da companhia na temporada 2018/19 no WEC, tem permanência incerta em 2019/20.
A Toyota não arreda o pé do Mundial de Endurance  (Foto: FIA WEC)
O anúncio da permanência em 2019/20 mantém o mistério a respeito do comprometimento de longo prazo da Toyota com o WEC. Afinal, as grandes mudanças – como introdução dos hipercarros – ficam para 2020/21. A classe LMP1 vai ser extinta, dando espaço a outra com bólidos baseados em carros esportivos. Os japoneses, caso queiram seguir no campeonato, têm a obrigação de começar do zero o desenvolvimento de um modelo.
 
A Toyota virou a última montadora na LMP1 após as saídas de Audi e Porsche, respectivamente em 2016 e 2017. Os japoneses passaram a ter grande vantagem sobre os outros adversários da classe, vencendo até aqui quatro das cinco corridas da temporada 2018/19 – a vitória só não veio em Silverstone por desclassificação dupla dos carros.
 
O anúncio da permanência no WEC é acompanhada.de outras previsíveis. A Toyota segue atuando no Mundial de Rali, nas divisões da Nascar e em campeonatos japoneses – Super GT e Super Formula.